Utilizar um espaço compartilhado traz diversos benefícios para as empresas e colaboradores, que têm buscado novos formatos de se relacionar com o trabalho
Segundo dados do Censo Coworking 2019, realizado pelo Coworking Brasil, atualmente, existem no País, cerca de 1.497 espaços de trabalho compartilhados, em 195 municípios. Um crescimento de 25% de novos escritórios nesse segmento desde 2018. Os números apontam um aumento de busca por esse estilo de imóvel para sediar empresas, devido não apenas a economia gerada, mas também todas as facilidades e benefícios proporcionados aos usuários, como equipes de limpeza, telefonia, secretária, cozinha, café, entre outros.
Confira algumas grandes empresas que passaram a utilizar esse modelo de trabalho nos últimos anos ou que fundaram o seu próprio espaço:
1-Uber
A startup que presta serviços de transporte privado começou seus negócios em um coworking chamado The Yard localizado em Nova York, mas mesmo depois de seu crescimento, a empresa continua operando em um espaço compartilhado, agora em São Francisco, conhecido como Rocket Space.
2-Ford
A tradicional montadora de carros multinacional inaugurou em 2018, na Bahia, o Creative Room, um espaço para os colaboradores desenvolverem soluções inovadoras que possui um conceito de sustentabilidade alinhado a tecnologia de ponta e que tem como objetivo incentivar a criatividade e inovação de toda a fábrica.
3- OLX
O site especializado em compra e venda de itens diversos utiliza o coworking WeWork, em Porto Alegre, onde compartilha o espaço com outras 45 empresas menores, além de algumas mais conhecidas como Yara Fertilizantes e Agrofy.
4- Movile
A empresa nasceu em 1998, é especialista em finanças, gestão, cultura e inovação de organizações e estava em busca de coworkings para abrir escritórios em outros espaços fora de São Paulo, por isso, passou a utilizar o espaço Beer&Coffee.
No Brasil, o Movimento Vem pro Coworking, idealizado pela empresa Conexa, criou um portal onde coworkings de todo o país podem se cadastrar gratuitamente, facilitando que empresas encontrem o espaço compartilhado ideal para seus negócios e equipe. A iniciativa recebeu 328 novos espaços cadastrados em três meses. O site conta com uma calculadora de custos gratuita, que demonstra os benefícios e economias que empresas tradicionais podem ter ao optar pelo novo formato, além de mostrar, através de geolocalização, quais locais são os mais adequados para alocar colaboradores.
Fonte: Vem Pro Coworking/Conexa