A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará, na manhã da próxima segunda-feira (14), o encontro “E Agora, Prefeito? Transição e Gestão com Eficiência”. O evento, que será remoto e gratuito, reunirá os gestores municipais de MS e será transmitido ao vivo por meio do canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). A abertura oficial do encontro está prevista para 8h40.
Aos prefeitos e prefeitas será facultada a participação por meio de um link a ser enviado no dia do encontro, para possibilitar a interação com os palestrantes. Serão realizados três painéis: Como fazer uma gestão eficiente?; Modelos de Gestão – Casos de Sucesso e a Relação do Executivo com o Legislativo; e Órgãos de Controle, o Governo do Estado e a Relação com os Municípios.
Inicialmente, o evento foi programado para acontecer de forma semipresencial, utilizando 25% da capacidade do auditório do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Em decisão conjunta, o presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa, e o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (ambos PSDB), definiram a mudança para o formato virtual.
“Chegamos a conclusão de que não devemos correr esse risco devido ao índice da pandemia no nosso Estado. Resolvemos cancelar presencialmente e fazermos on-line, como estamos fazendo as sessões aqui na Assembleia. É um novo jeito de fazer, não deixaremos de fazer. Vamos nos adaptando”, reforçou Corrêa.
Para a preparação do encontro, serão respeitadas as normas de biossegurança vigentes, bem como todos os protocolos de saúde visando conter a proliferação do coronavírus, e evitar aglomerações e o fluxo de pessoas oriundas de todo o Estado.
O evento de iniciativa da Casa de Leis é realizado em parceria com o Governo do Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems).
“Serão abordados temas para que os eleitos executem um boa gestão, a partir de parcerias com a iniciativa privada e o Sistema S. Nossa proposta é estimular as iniciativas que fortaleçam o mercado local, onde estão as micro e pequenas empresas. Destacamos que a inclusão dos pequenos negócios na pauta do gestor público fomenta a dinamização da economia”, explicou o presidente da Fiems e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Sérgio Longen.
Programação
9h – 10h05 – primeiro painel: Como fazer uma gestão eficiente?
– Palestra: Primeiros 100 dias de mandato
Palestrante: Herbert Assunção – Secretário Municipal de Desenvolvimento de Campo Grande.
– Palestra: Apresentação da Cidade Empreendedora e Cartilha Plano de 100 dias
Palestrante: Claudio Mendonça – Superintendente do Sebrae
– Palestra: A FAPEC e a contribuição para a boa gestão pública
Palestrante: Nilde Brun – Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec)
– Palestra: O município e a nova lei da liberdade econômica.
Palestrante: Jader Rieffe Jiulianelli – Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul (Segov).
– Palestra: O mapa da liberdade econômica no MS – ranking de municípios.
Palestrante: Julio Cesar Silva.
10h10 – 11h10 – segundo painel: Modelos de Gestão – Casos de Sucesso e a Relação do Executivo com o Legislativo
– Prefeito de Ponta Porã – Hélio Peluffo
– Prefeito de Chapadão do Sul – João Carlos Krug
– Prefeito de Campo Grande – Marquinhos Trad
– Presidente da ALEMS – deputado Paulo Corrêa
11h15 – 12h30 – terceiro painel: Órgãos de Controle, o Governo do Estado e a Relação com os Municípios
– Ministério Público Estadual – Procurador-Geral Alexandre Magno Benites de Lacerda
– Tribunal de Contas do Estado – Conselheiro Ronaldo Chadid, Corregedor Geral do TCE/MS
– Tribunal de Contas da União e Rede Estadual de Controle – TCU/MS – Mário Bertual
– Segov – Secretário Eduardo Riedel
– Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) – Secretário Jaime Verruck
Fonte: al.ms.gov.br | Com informações da Assessoria Parlamentar