Após a crise no Amazonas, os partidos de oposição PT, PDT, PSB, PC do B e Rede decidiram apresentar novo pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro. A acusação é o presidente ter deixado o Amazonas sem oxigênio, ter sabotado a vacina, falado contra as medidas de contenção do vírus como o isolamento social e o uso de máscaras, além de incentivar o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes.
Em nota, os partidos disseram “O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, estados e municípios”.
“O Brasil está morrendo sufocado por este presidente. Basta! Já passou da hora de o Congresso Nacional, representando a nação, reagir”, manifestaram em nota os signatário do pedido.
Impeachment nos trending topic do Twitter
Neste momento a hashtag #ImpeachmentBolsonaroUrgente está em primeiro nos assuntos mais comentados do Twitter, com 239 mil menções.
O que ocorre em Manaus é o retrato de uma tragédia mais do que anunciada e tem relação direta com a política de morte do fascista. Agora é garantir o oxigênio dos pacientes e brecar o poder do genocida.
A pressão tem que vencer a covardia de Maia.#ImpeachmentBolsonaroUrgente— Glauber Braga (@Glauber_Braga) January 15, 2021
Pressione seu parlamentar a se posicionar nas redes a favor do impeachment. Vamos aumentar esse placar. Bolsonaro vai cair e toda pressão conta! #ImpeachmentBolsonaroUrgente! https://t.co/EBSbiYpSgj
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 15, 2021
Ótimo! A hora é agora então#ImpeachmentBolsonaroUrgente pic.twitter.com/7AjMpxcxC0
— O Libertario (@O_Libertario) January 15, 2021