Parceria entre a Faculdade Senai de Campo Grande e a empresa Panini disponibilizou uma edição do álbum da Copa do Mundo 2022 em braille, na biblioteca da instituição. O kit de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão é consultivo e ficará exposto para manuseio para todos atendidos pelas instituições.
O álbum foi enviado pela Panini para parceiros da Fundação Dorina Nowiil para Cegos. A biblioteca desenvolve projeto de inclusão para as pessoas com deficiência visual e recebe livros em braille e livros falados em mp3.
Em novembro, a instituição parceira do Senai lançou em novembro um guia para que deficientes visuais consigam colecionar figurinhas do álbum da Copa do Mundo do Qatar.
O kit é composto por um guia em braille dividido em três volumes e um pacote com três figurinhas com aplicação do braille. O guia é uma transcrição em braille completa do álbum e descrição de todas as figurinhas (transcritas em braille com o código alfanumérico). O guia não é comercializado e serão distribuídos gratuitamente 1.945 edições para instituições parceiras da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
Responsável pelo espaço e pelo projeto Senai Inclusivo, o bibliotecário Jônis Pereira Marques afirma que espera atender as pessoas com deficiência visual de Campo Grande e região, além de professores e pesquisadores.
“O objetivo da biblioteca e do projeto é possibilitar a autonomia e inclusão das pessoas com deficiência visual em diferentes cenários sociais. Ficamos felizes ao receber os materiais e assim ninguém ficará de fora da mania nacional, além disso, os livros apresentam informações importantes sobre as seleções, jogadores e países participantes da Copa 2022”, explicou.
A biblioteca está aberta para as pessoas com deficiência visual, professores e pesquisadores, e tem um atendimento específico para este fim de segunda a quinta-feira, das 12h às 17h.