O governo federal publicou nesta quarta-feira (23) portaria que proíbe voos e a entrada de passageiros vindos do Reino Unido. A norma começará a valer a partir de sexta-feira. A medida foi tomada por causa da nova variante do novo coronavírus no país europeu.
“Fica suspensa, em caráter temporário, a autorização de embarque para a República Federativa do Brasil de viajante estrangeiro, procedente ou com passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte nos últimos quatorze dias”, diz a medida.
Outros países tomaram medidas semelhantes em relação ao Reino Unido.
A norma não restringe a entrada de passageiros de outros países por via aérea desde que comprovem, por meio de teste, que não estão contaminados. O exame precisa ter sido realizado 72h antes do embarque. A exigência do teste negativo começará a valer a partir de 30 de dezembro. O exame terá de ser o RT-PCR, que identifica se o vírus está ativo no corpo da pessoa.
A portaria também impõe, a partir de hoje, restrição à entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por rodovias, outros meios terrestres ou por rios.
Os paraguaios, no entanto, poderão continuar entrando no Brasil normalmente por rodovias, assim como moradores de cidades cortadas por fronteiras, excluídas as com a Venezuela
Fonte: Yahoo