Política

Câmara debate importância da atividade física para prevenção, tratamento e recuperação da Covid-19

A Câmara Municipal de Campo Grande debate sobre “Atividade física e covid-19. Prevenção, tratamento e recuperação!”, durante live nesta quarta-feira (14), às 10h30. As discussões relacionadas à pandemia são promovidas todas as quartas-feiras pela Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, contando com a presença de convidados. Para falar deste tema, participam o vereador Professor Riverton, graduado em Educação Física, além do presidente do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul da 11ª Região (Cref11), Joacir Junior.

A live será transmitida pelo Facebook (https://www.facebook.com/camaracgms) e pelo Youtube (https://www.youtube.com/camaramunicipalcg) da Casa de Leis, por onde o público poderá encaminhar perguntas e sugestões que serão respondidas pelos participantes. Ainda, são repassadas informações com atualização dos dados de casos confirmados, internações e mortes pela doença, além dos decretos atualizando as medidas adotadas para tentar garantir distanciamento social e frear a pandemia.

Os debates são realizados todas as quartas-feiras pela Comissão de Saúde, composta pelo vereador Dr. Sandro Benites (presidente), Dr. Victor Rocha (vice-presidente), vereadores Dr. Jamal, Tabosa e Dr. Loester como membros. Neste ano, os vereadores já debateram, com a presença de convidados, a adoção de medidas restritivas como forma de conter a transmissão do Covid-19, os impactos da pandemia na saúde mental. Essas discussões iniciaram ainda no ano passado para avaliar as medidas de enfrentamento à Covid-19.

Dados –  Desde o início da pandemia, 2.133 pessoas já faleceram vítimas da Covid-19 em Campo Grande, conforme atualização de segunda-feira (12) divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os dados mostravam ainda 619 pacientes internados, sendo 289 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Na manhã desta terça-feira, a taxa de ocupação de leitos seguia em 100% nos hospitais de Mato Grosso do Sul.

Em relação à vacinação, segundo informações da prefeitura, nesta semana está programada somente a aplicação da segunda dose de Astrazeneca em trabalhadores de hospitais previamente relacionados e o andamento da imunização da população indígena urbana com a utilização de doses remanejadas pelo Governo do Estado para atender exclusivamente este público. A prefeitura aguarda a chegada de nova remessa de doses para retomar o calendário de imunizações.