Política

Deputado solicita prioridade para vacinação de idosos acima de 80 anos

No final de janeiro, João Henrique protocolou ofício ao Governo do Estado, que iniciou o atendimento.

Por uma determinação do Governo de MS, os idosos com 80 anos ou mais deverão ser incluídos na campanha de imunização assim que o Estado receber uma nova remessa de vacinas contra o Covid-19.

Esta é uma decisão que vai ao encontro total da solicitação feita pelo deputado João Henrique (PL), em ofício protocolado no início da semana (25.01) junto ao Governo do Estado, e que enfatiza a necessidade de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida e à saúde.

“Sabemos que é alta a letalidade em idosos, já a partir dos 60 anos, tanto no âmbito estadual quanto nacional. Por isso se faz urgente que eles sejam priorizados nestas primeiras remessas da vacina, uma vez que apresentam riscos mais elevados e quadros de maior gravidade da doença”, explica o deputado.

Segundo ele, não podemos ignorar o que está lá, no Estatuto do Idoso, que no artigo terceiro prevê proteção absoluta para o bem-estar do idoso. “Ao cuidar de nossos idosos, além de preservar a vida e a saúde deles também estaremos preservando a nossa história – a sua, a minha. E, se Deus quiser, que depois deles todos os sul-mato-grossenses tenham a oportunidade de serem imunizados e zerarmos, diminuirmos, chegarmos até onde for possível e vencer esta pandemia”.

 

Ambulância para Paranaíba

O deputado João Henrique foi à Paranaíba, na última semana de janeiro,  fazer a entrega simbólica à população local da da primeira UTI Neonatal do município. O veículo zero quilômetro foi adquirido pelo prefeito Maycol Queiroz por meio da emenda parlamentar do deputado no valor total de 513,5 mil – R$ 330 mil para aquisição do veículo e o restante destinado para a Santa Casa local, utilizado no tratamento contra o Covid-19.

Em 2020, o deputado destinou mais de R$ 1 milhão em emendas para a cidade, revertidas para as áreas da saúde, educação, tecnologia. “Essa ambulância vai funcionar com exclusividade para o Município, para atender as demandas da Secretaria de Saúde. Faço o compromisso com vocês de adquirir o que faltar nessa UTI para que ela funcione na sua total funcionalidade. Nós não vamos pedir nada emprestado para outro município; vamos começar a executar por conta própria”.