Esporte

Desafio 800 Sangue Bom: Prof. Carlão irá correr e pedalar por 800km entre Campo Grande e Jaú

Carlos Alberto Rezende (professor Carlão) possui 56 anos e é transplantado de medula óssea há 4 anos e 2 meses e mora em Campo Grande-MS desde 1972. Nascido em 28/06/1964 em Presidente Prudente-SP, renasceu em 17/11/2016 em Jaú-SP onde foi realizado o seu transplante. É professor de Biologia do Ensino Médio há 37 anos e Biomédico há 1 ano.

Em 2015 foi diagnosticado com Aplasia Medular Severa, e recebeu a maior doação de sangue para um paciente na história do MS. Ainda no leito do hospital, fundou o projeto “Sangue Bom”, que é voltado para a doação de sangue e de medula óssea. Com o projeto ministrava palestras e organizava campanhas de doação de sangue e de cadastramento de novos doadores de medula óssea, além de campanhas solidárias.

Em paralelo, com o diagnóstico fechado, sua cura somente seria possível com um transplante de medula óssea, e até isso acontecer tomava remédios diariamente. Resolveu em 2016 voltar para a faculdade para cursar Biomedicina, sem saber se teria um doador de medula óssea ou não. E em agosto de 2016 recebeu a grande notícia que havia um doador compatível. O transplante foi realizado no dia 17 de novembro de 2016 no Hospital Amaral Carvalho em Jaú.

Posteriormente em abril de 2017 transformou o Projeto em “Instituto Sangue Bom.” Voltou para o esporte, musculação e para as corridas de rua. No mesmo ano participou de 10 corridas de 5km e da sua primeira corrida São Silvestre.

Em 2018 foi chamado para o Time Brasil Atletas Transplantados no atletismo, e participou do Trasplant Games of América, em Salt Lake City/Utah/USA, participando de 5 provas: Arremesso de disco (4° lugar), Arremesso de peso (3° lugar – medalha de Bronze), corrida de 5 km (3° lugar – medalha de Bronze), Corrida de 400 metros (3° lugar – medalha de Bronze) e da corrida de 800 metros (2° lugar – medalha de Prata).

Ainda em 2018 participou dos Jogos Latino Americanos para Transplantados em Salta na Argentina em 5 provas no atletismo: corrida 400 metros (1° – medalha de ouro), corrida de 100 metros (2° lugar – medalha de prata), corrida de 800 metros (2° lugar – medalha de prata) e nos revezamentos 4×100 (2° lugar-medalha de prata) e 4×400 (3° lugar – medalha de Bronze). E no mesmo ano participou também da sua segunda corrida de São Silvestre.

Já em 2019 participou dos Jogos Mundiais para Transplantados com o Time Brasil Atletas Transplantados em Newcastle/UK. Participou da corrida dos 100 metros, ficando com o 9° melhor tempo do mundo da categoria. E também no mesmo ano, integrou a organização e a competição dos primeiros Jogos Brasileiros para Transplantados em Curitiba em novembro. Participou de 3 provas: Corrida de 100 metros (2° lugar – medalha de prata), salto em distância (1° lugar -medalha de ouro) e do arremesso de peso (1° lugar – medalha de ouro).

Carlão fechou o triênio 17, 18 e 19 com mais de 40 medalhas conquistadas em corridas de rua de 5 km com atletas não transplantados. Com ações do “Instituto Sangue Bom” conseguiram 50 mil novos cadastros de doadores de medula óssea em MS, e realizou em abril o Desafio50 Sangue Bom, correndo 50 km entre Campo Grande e Sidrolândia.

Com o Instituto Sangue Bom conseguiram ampliar o volume de ações solidárias não apenas com doações de sangue, medula óssea e órgãos, mas com ações solidárias na área de educação, saúde e meio ambiente. Em 2019 foram 306 ações e, em 2020, mesmo com a pandemia foram realizadas 302 ações solidárias.

DESAFIO 800 SANGUE BOM

Agora um novo desafio chegou. O Desafio 800 Sangue Bom.

Carlão irá correr e pedalar (duatlo) 800 km (a distância entre Campo Grande e Jaú, passando por Presidente Prudente). O intuito é criar uma ligação entre a cidade onde foi criado, passando pela cidade onde nasceu e finalizando na cidade onde renasceu.

O objetivo principal é celebrar a sua vida e chamar a atenção para a importância da solidariedade através da doação de sangue e de cadastramento de novos doadores de medula óssea. O percurso sairá de Campo Grande dia 15/06/21 e chegará em Jaú dia 28/06/21, no dia em que Carlão completa 57 anos.

Durante o caminho o propósito é também organizar campanhas de doação de sangue e de cadastramento de novos doadores de medula óssea em Campo Grande, Presidente Prudente, Bauru e Jaú.

Além disso, o projeto ainda contará com a sua participação na corrida de São Silvestre em São Paulo no dia 11 de julho e do dia 16 a 20 participará dos Jogos Americanos para Transplantados em Meadowlands/NJ/USA com o Time Brasil Atletas Transplantados competindo no atletismo.

Telefone para contato para parcerias e doações para o evento:

(67) 9.92141977