Geral

Em ação voltada para o público acima dos 50 anos, Funsat atende mais de 180 pessoas no Mercadão Municipal

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realizou nos dias 11 e 12 de julho a iniciativa 50 +, que tem por objetivo a recolocação de profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho. A ação aconteceu no Mercadão Municipal e somou 182 atendimentos, com 79 encaminhamentos para as vagas disponíveis, sendo oferecidas 450 oportunidades para o público-alvo. Nesta edição, o programa itinerante da Funsat contou com parceiros como Fort Atacadista, Comper, Lojas Giga e Refriko.

Há quatro anos fora do mercado de trabalho, Jane Debora Ortiz, de 60 anos, conta que estava aposentada, mas sente falta de uma ocupação. “Não dá para ficar só em casa”, afirma. Buscando uma oportunidade como operadora de caixa, profissão que exercia antes de se aposentar, Jane passou por entrevista e vai aguardar o telefonema da empresa. “A expectativa está bem alta, estou confiante que vou conseguir”.

Já Benildo Gualberto, de 59 anos, morou 32 anos no Paraná, onde atuava como professor e diretor de escola, e agora está de volta à cidade natal. “Voltei para cá há quatro meses e estou procurando uma oportunidade de trabalho na minha área, como analista de gestão e de pessoas (recursos humanos) ou auxiliar ou analista administrativo”, explica Gualberto, que se inscreveu para vagas em duas empresas. “Vale a pena a gente apostar na nossa experiência e tentar de novo”.

Outro candidato às vagas gerais da ação itinerante, Mario Márcio de Oliveira, 47 anos, ficou sabendo da ação pelas redes sociais e está buscando uma vaga como repositor ou porteiro. “Meu último emprego foi como porteiro, há um ano, mas sempre trabalhei como autônomo”, comenta o candidato, que passou por entrevista no local e já saiu com um teste agendado. “Estou tentando em três empresas aqui, duas disseram que entrarão em contato”, explica Mario Márcio.

A Funsat reforça que as vagas ofertadas que não foram preenchidas, continuam disponíveis no sistema da Fundação, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, inclusive no horário de almoço.

Funsat itinerante

No Funsat em Ação, programa itinerante da Fundação Social do Trabalho, além da triagem para vagas de emprego e encaminhamentos para entrevista, são realizados os serviços de emissão da carteira de trabalho digital e orientações sobre capacitação profissional.

Atualmente, a Funsat divulga mais de 1.800 vagas por dia nas mais diversas funções e empresas de Campo Grande. Para concorrer, é preciso que o candidato esteja com o cadastro em dia no órgão, possibilitando o encaminhamento para entrevistas de emprego.

O cadastro é feito presencialmente na Fundação, tendo em mãos o documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

A fundação está localizada na Rua 14 de Julho, 992, Vila Glória. O telefone para contato é o (67) 4042-0585. Para mais informações, confira o perfil do Instagram @funsat.cg, e no Facebook a página @funsatcampograndems.