Economia

“Parceria entre Governo e Sebrae Fortalece Empreendedorismo e Cultura Indígena em Mato Grosso do Sul”

Em uma iniciativa conjunta, o governador Eduardo Riedel e o Sebrae firmaram um Termo de Cooperação Institucional para implementar ações destinadas aos povos indígenas de Mato Grosso do Sul. O objetivo principal é revitalizar a identidade cultural, preservar a cultura e promover o desenvolvimento econômico nas comunidades por meio do programa Empretec. Atualmente, o estado abriga 116 mil indígenas distribuídos em 79 municípios.

Eduardo Riedel ressaltou a diversidade de aspirações e oportunidades em cada comunidade, comprometendo-se a fornecer apoio adaptado a cada realidade por meio do Empretec. Ele afirmou: “O Estado estará presente em todas elas, oferecendo capacitação e formação, de acordo com as necessidades específicas, para promover uma transformação positiva”.

O subsecretário de Políticas Públicas dos Povos Originários, Fernando Souza, reconheceu as tentativas anteriores do Estado em implementar iniciativas, muitas vezes sem sucesso, mas expressou otimismo de que o Termo de Cooperação poderá mudar essa realidade.

Décio Nery de Lima, presidente do Sebrae, descreveu a assinatura do termo e a expansão do Empretec como um passo significativo em direção à valorização do ser humano. Claudio Mendonça, diretor do Sebrae, enfatizou o compromisso em ampliar o alcance do Empretec para oferecer mais oportunidades às comunidades indígenas, promovendo o desenvolvimento e a inclusão por meio do trabalho.

A secretária de Estado e Cidadania, Viviane Luiza da Silva, destacou que o programa não apenas visa fomentar o empreendedorismo entre os povos indígenas, mas também busca promover a autonomia econômica, a sustentabilidade nos territórios e, especialmente, o protagonismo das mulheres.