O presidente do Parlamento Amazônico, senador Nelsinho Trad (PSD/MS), promoveu, na tarde desta quinta-feira (16), debate sobre os preparativos para a COP-26. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26) será realizada entre 31 de outubro e 12 de novembro na Escócia.
A expectativa é alcançar um acordo que se desdobre em objetivos e metas para todos os países, além de ações globais de mitigação e adaptação, financiamento e colaboração internacional.
Na perspectiva do Parlamaz como espaço de cooperação e de exercício da diplomacia parlamentar em prol da Amazônia, o presidente do colegiado explicou que “é preciso nos apropriarmos sobre o que está em jogo na negociação global e, assim, avançarmos com uma declaração, um posicionamento político do nosso Parlamento”.

Além dos parlamentares de oito países que integram a região amazônica, participaram das discussões a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e a secretária-geral além do diretor executivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, María Alexandra Moreira López e o embaixador Carlos Alfredo Lazary Teixeira, respectivamente.


Já o embaixador e diretor-executivo da OTCA, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, enalteceu a importância da cooperação entre os países integrantes do Parlamaz e a contribuição do senador Nelsinho Trad.

“Eu queria, senador, não deixar de agradecer a sua liderança e a liderança dos congressistas presentes no trabalho de reativação do Parlamento Amazônico. (…) A Amazônia exige políticas de Estado e não se fazem políticas de Estado sem o concurso dos Parlamentos, dos Congressos. E por isso que nós, da OTCA, saudamos, desde o princípio, a sua disposição com uma visão histórica e estratégica de lançar, relançar, o Parlamento Amazônico,” concluiu.
O Parlamaz deve se reunir, novamente, em outubro e o senador Nelsinho Trad anunciou que vai convidar o vice-presidente da República do Brasil, general Hamilton Mourão para a próxima assembleia. Hamilton Mourão também lidera o Conselho Nacional da Amazônia Legal e, recentemente, promoveu uma missão diplomática à Amazônia Oriental.

Essa foi a segunda missão em que o senador Nelsinho Trad esteve presente. O também presidente do Parlamaz afirmou: “Pudemos vivenciar projetos de relevância no campo da energia, na usina de Belo Monte, no campo da economia local, em uma fábrica de produção de cacau e foi muito proveitosa a visita, que contou com nove embaixadores estrangeiros. Isso, para nós, faz com que a gente mostre uma realidade do que realmente está acontecendo na Amazônia para não prejudicar nossos acordos, nossas tratativas internacionais”.