Política

Prefeitura lança edital e Centro de Interpretação de Libras criado pelo Vereador Otávio Trad é retomado

O Centro deverá ser inaugurado no primeiro semestre de 2021.

O Centro Municipal de Interpretação de Libras (CMILCG), criado pela Lei n. 6.341/19, de autoria do vereador Otávio Trad (PSD), deverá ser lançado no primeiro semestre de 2021. O edital do processo seletivo simplificado para a contratação de tradutor e intérprete de Libras foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (3).

“Estamos dando continuidade a este projeto de lei que foi aprovado pela Câmara Municipal em dezembro de 2019 e traz uma maneira eficaz de garantir à comunidade surda acesso aos serviços públicos no âmbito municipal”, explicou o vereador.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, o processo seletivo será realizado em três etapas: Inscrição Online, Prova de Títulos e Prova Prática e prevê a contratação de quatro tradutores e intérpretes, além de cadastro reserva.

As inscrições poderão ser feitas nos dias 4 e 5 de março (quinta e sexta-feira) pelo site: www.campogrande.ms.gov.br/seges/processoseletivo. Ainda conforme a publicação, não será cobrada taxa de inscrição.

“Nesta primeira etapa, serão contratados quatro intérpretes que irão compor o primeiro Centro e aos poucos vamos equipando esta central para que ela seja cada vez mais moderna e eficaz para a população de Campo Grande”, completou o vereador.

CMILCG – Conforme o texto do projeto, o Centro Municipal de Interpretação de Libras terá como objetivo facilitar a comunicação entre as pessoas surdas ou com deficiência auditiva e os servidores municipais que atuam, diretamente, com o atendimento ao cidadão.

O atendimento na central será feito com o auxílio do intérprete de Libras, que irá intermediar o diálogo entre surdos e pessoas com deficiência auditiva e o servidor municipal por meio de transmissão de vídeo ao vivo. Também haverá a disponibilidade de solicitar o acompanhamento do intérprete de Libras mediante agendamento.

A ideia da criação de uma central surgiu para atender uma demanda da comunidade surda de Campo Grande apresentada pelo presidente da Associação de Famílias, Amigos, Profissionais e Pessoas Surdas de Mato Grosso do Sul (AFAPSMS), Adriano Gianotto.

O vereador ainda ressaltou que esta é uma pauta que continuará presente em seu terceiro mandato. “Projetos de acessibilidade sempre me chamaram a atenção e dar a oportunidade igual para todo cidadão campo-grandense é uma das bandeiras que continuarei levantando em meu mandato. Não apenas a execução do Centro de Interpretação de Libras, mas vários outros projetos que visam a inclusão em nossa Capital”, concluiu.

#PraCegoVer: Fotografia. Vereador Otávio Trad, de máscara azul, camisa azul-claro, gravata amarela e terno preto. Ele está falando ao microfone no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. Fim da descrição.

 

Foto: Izaías Medeiros