Geral

Projeto permite a troca de recicláveis por moeda social para compra de alimentos

Iniciativa inédita desenvolvida em Rio Brilhante promove a educação ambiental entre os estudantes e estimula a agricultura familiar.

Alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Criança Esperança VI, em Rio Brilhante, têm a possibilidade de trocar materiais recicláveis por alimentos saudáveis. Ao entregar na escola itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet ou recipientes plásticos, os estudantes recebem “brilhantinhos” e podem trocar a moeda social na feira da cidade por hortaliças, legumes, leite e ovos.

Chamado de “Recicla Brilhante”, o projeto é inédito em Mato Grosso do Sul e foi lançado pelo Governo Municipal de Rio Brilhante junto à instituição financeira cooperativa Sicredi, e o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora. Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a iniciativa contribuirá para o futuro da cidade. “O Cidade Empreendedora propõe a transformação dos municípios e este trabalho é um passo importante para formar cidadãos conscientes, promover o ciclo virtuoso da economia e fortalecer os pequenos produtores”, disse.

Conforme o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, o projeto conscientizará a população sobre a importância de fazer o descarte correto dos resíduos sólidos. “Depende de cada um de nós e esse é apenas o primeiro passo, pois, temos um grande desafio pela frente, que emanam tempo e a colaboração de cada cidadão Rio Brilhantense, mas tenho convicção que o melhor caminho é a educação das nossas crianças, até porque, queremos um mundo melhor pra o futuro delas”, comentou.

O projeto aborda várias vertentes como a segurança alimentar, saúde pública e o fortalecimento da agricultura familiar, já que o pequeno produtor cadastrado, após a “venda”, efetua a troca do “brilhantinho” por reais, em uma agência do Sicredi. Além disso, o material reciclado arrecadado pela escola será doado para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Brilhante (ACAMARE) para que possam comercializá-lo.

Com os “brilhantinhos” em mãos, os estudantes trocam a moeda social por alimentos nas barracas dos produtores que trabalham na feira municipal e se cadastraram no projeto. Junto aos pequenos agricultores, a Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR também faz a venda das hortaliças e leguminosas produzidas pelos estudantes e é uma das barracas inscritas no Recicla Brilhante.

O projeto Recicla Brilhante integra o Cidade Agro, eixo competitivo escolhido pela Prefeitura de Rio Brilhante durante a adesão ao Cidade Empreendedora – programa que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Com a contratação do programa, o Sebrae/MS irá acompanhar o município durante 15 meses, com foco no potencial produtivo da cidade, estimulando o pequeno produtor e criando incentivos para impulsionar a economia agrícola local.