Geral

Secretaria de Saúde nega falta de seringas em MS

Na última quarta-feira ( 13 ) , o Ministério da Saúde enviou ao Supremo Tribunal Federal ( STF ), dados afirmando que o MS e mais 7 Estados não teriam seringas suficientes para iniciar a vacinação contra à Covid-19. O Secretario de Saúde, Geraldo Resende, nega a informação.

Segundo dados divulgados pela SES, Mato Grosso do Sul tem 2,5 milhões de seringas e agulhas em estoque – quantidade suficiente para iniciar a vacinação contra Covid-19 no Estado. Os insumos estão em posse dos municípios e na rede de imunização estadual.

Além disso, dois processos para aquisição estão em andamento. Em um deles, serão compradas 740.689 seringas e agulhas. No outro, serão mais 7 milhões.

Os insumos para as campanhas sempre foram disponibilizados previamente para os estados pelo Governo Federal, mas, por precaução, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) se antecipou em adquirir os próprios insumos, mesmo sem ter a definição dos grupos prioritários pelo Ministério da Saúde.

A SES afirma que, com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, elaborou um plano estadual de imunização, incluindo o planejamento para a distribuição das vacinas, de forma simultânea e segura, para os 79 municípios, dentro de até 48 horas, assim que as doses chegarem a Mato Grosso do Sul.

 

Foto: divulgação