Educação

Senai realiza evento para debater práticas inclusivas na educação profissional e superior

O Senai realiza, nesta segunda-feira (30/09), o evento Diálogos para Educação Profissional, na Faculdade Senai da Construção, em Campo Grande, para debater a diversidade e práticas inclusivas no ensino e no mercado de trabalho. A série de palestras contou principalmente com a participação de representantes de instituições que trabalham para atender políticas voltadas para pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a gerente de educação do Senai, Dani Gil, setembro é o mês nacional da luta da pessoa com deficiência e debater o assunto se torna mais do que obrigatório.

“Reunimos representantes da sociedade civil e outras instituições para que possamos debater o envolvimento e a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e principalmente na educação profissional e superior. Buscamos também voltar os nossos olhos para esse processo de inclusão na sala de aula, para que nossos professores possam ampliar o repertório acadêmico e conseguir cada vez mais entregar um trabalho de qualidade”, destacou.

Durante a abertura do evento, foram realizadas dinâmicas simulando obstáculos que pessoas com deficiência costumam enfrentar no dia a dia, além da apresentação do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI) que, há mais de 20 anos, proporciona o acesso à educação, contribuindo para o aumento da diversidade e inclusão no mercado de trabalho. O projeto tem como foco o preparo de unidades, materiais didáticos e docentes para qualificar pessoas com deficiência.

Entre as participantes do evento, estava a gerente da rede de cuidados à pessoa com deficiência na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Juliana Medeiros. Segundo ela, o mercado de trabalho e a educação são esferas de grande importância para o bem-estar das pessoas com deficiência.

“A inclusão é um desafio tanto educacional quanto de saúde. A conscientização das empresas para que aceitem as pessoas com deficiência é uma questão fundamental. Proporcionar orientação e qualificação é importante para as pessoas com deficiência e também para as pessoas que atendem esse público”, ressaltou a gerente.

O evento contou ainda com a participação de representantes do Instituto Mirim, UFMS, Associação Juliano Varela, Centro Universitário Unigran Capital, APAE, Senac, Insted, Cotolengo, Ser Bonito, Grupo JBS/Friboi e Secretaria Estadual de Educação (SED).