Mundo

Descoberto primeiro caso de doença infecciosa causada pelo vírus Oz no Japão, com possível transmissão por carrapatos

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão informou que foi registrado o primeiro caso de uma doença infecciosa causada pelo vírus Oz no país, além de ser o primeiro caso documentado no mundo. Acredita-se que carrapatos duros atuem como vetores desse vírus.

De acordo com o ministério, uma mulher na faixa dos 70 anos, que faleceu no ano passado, foi diagnosticada com miocardite, uma inflamação dos músculos cardíacos, na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio. Ela procurou o hospital com queixas de febre e fadiga, e durante o exame, um carrapato foi encontrado picando a parte superior de sua perna. Uma autópsia confirmou que a mulher havia sido infectada pelo vírus Oz.

O governo declara que este é o primeiro caso registrado de infecção pelo vírus Oz, independentemente de ser fatal ou não. Autoridades destacam que a contaminação pelo vírus não necessariamente resulta em morte, pois testes de anticorpos realizados em amostras de sangue no Japão apontam para a existência de pessoas infectadas.

Embora ainda não se tenha conhecimento preciso sobre a forma como o vírus é transmitido aos seres humanos, acredita-se que a picada de carrapatos portadores do vírus seja uma causa provável. Por esse motivo, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas usem roupas de manga longa e calças compridas ao visitarem áreas verdes, onde há maior chance de encontrar carrapatos.

O vírus Oz foi identificado pela primeira vez no Japão em 2018, em um tipo específico de carrapato duro. Essa espécie de carrapato é encontrada na região de Kanto, que abrange Tóquio, bem como nas regiões central e oeste do país.

 Foto: Jerry Kirkhart/Wikimedia