Por, Inês Pereira Esteves
“Vencendo o Medo de Dirigir” é um Programa implantado pela Divisão de Educação do Detran-MS, em 2003, que já atendeu mais de 5 mil pessoas. Tem como objetivo a ajuda aos que procuram a Divisão de Educação/Detran-MS, que possuem a síndrome do medo, provocada por inquietação, nervosismo, fobia, pânico, insegurança, ansiedade e descontrole emocional. O Detran-MS executa há 18 anos o Programa, com um grande laboratório de dados coletados durante a acolhida, na escuta das queixas, nas sessões de psicoterapia, no acompanhamento da atividade de “quebra-gelo”, nas avaliações e intervenções.
Verificou-se a necessidade da continuidade do estudo com aplicação das “Essências Florais” -“Terapia Floral”, que foi aplicada aos participantes que haviam participado das sessões de psicoterapia, mas ainda necessitavam de cuidados especiais, contribuindo muito para a superação do medo. Com a aplicação das “Essências Florais”, cada um pode superar o medo, o pânico, a ansiedade, a insegurança para dirigir veículos automotores, realizar novos exames e desabrochar a criatividade que estava adormecida, dando uma nova ênfase à vida.
Em um grupo de 66 participantes, 95% eram mulheres, 36% possuíam a carteira de habilitação e 63% não possuíam. Neste grupo, houve os que já se envolveram em acidentes, seja como condutor ou passageiro, os que sofreram muita pressão e ofensas em seus lares, por parte de seus familiares e os que tiveram grandes perdas, desilusões e outras causas semelhantes.
Os participantes, por muito tempo, guardavam o medo e reprimiam a vontade de dirigir, por diversos motivos: aborrecimentos gerados pelas cobranças familiares, preocupação com que os outros iriam pensar, pensamentos negativos, dificuldade para fazer a rampa, sentimentos de incapacidade, insegurança, tristeza, desanimo, se irritavam diante dos desafios do dia a dia e a necessidade de vencer o medo de dirigir.
A vida dos participantes estava focada em vencer esse medo, rever sua habilitação, passar nos exames pendentes, comprar seu carro, não precisar de terceiros e ir para onde desejassem. A ansiedade e o estresse estariam provocando o surgimento das doenças neurológicas e emocionais. Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em fevereiro de 2017, apontou que o Brasil é o país com maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. 93% da população apresentam um tipo de transtorno de ansiedade. Percentual três vezes maior do que a média mundial, que foi de 3,6%.
As “Essências Florais”, indicadas aos participantes, foram indispensáveis, porque revitalizaram o pensar, o sentir e o agir de cada participante no campo físico, psíquico e emocional! A condição clínica encontra-se equilibrada, sentem-se mais leves, sem a queimação que sentiam no estômago e no peito. Elas foram agindo e, ao mesmo tempo, foi permitindo o desbloqueio do medo e do pânico de dirigir, estimulando dons e talentos, deixando-os livres para desenvolver suas capacidades inatas, levando em conta a história e as queixas de cada participante.
Ajudou na aprendizagem das lições diárias da vida, sejam elas a dor, a tristeza, os desafios, as cobranças, as decepções e as perdas. Elas estão gradativamente transformando suas vidas, melhorando as condições vitais da alma e do corpo, resultantes do novo pensar, sentir e agir. 95% do grupo venceu o medo, voltou a dirigir e passou nos novos exames.
Inês Pereira Esteves
Especialista em Estudos Multidisciplinares de Trânsito-UCDB
Terapeuta Floral Plena – Nº127/Registro
CNAE 8690-9/01 da CONCLA