Por Daniel Nascimento
No aniversário de Campo grande vamos falar tudo sobre a uva Malbec, a mais consumida pelos Campo-grandenses. Conhece? Já degustou? Vem comigo nessa viagem…
A uva Malbec é originária da região vitivinícola de Cahors, no sudoeste da França, a cerca de duzentos quilômetros de distância de Bordeaux. Reza a lenda que um imigrante húngaro chamado Malbek descobriu a variedade em Cahors, sendo o nome da uva posteriormente adaptado para Malbec.
A uva também é conhecida na região pelos nomes Côt e Auxerrois.
Os vinhos produzidos com a uva Malbec em Cahors eram conhecidos como “vinhos negros”, pela sua grande concentração de cor! Em 1863 foi detectado em vinhedos da França uma praga assolou os vinhedos de toda a Europa, a Filoxera.O pequeno inseto da espécie Daktulosphaira vitifoliae, originário da América do Norte! Cerca de 40% de todos os vinhedos tenham sido perdidos. Malbec e a Carménère, foram algumas das mais afetadas.
A solução para combater a para combater a Filoxera na Europa foi o enxerto das vinhas europeias em porta-enxertos de videiras americanas. A reconstituição foi longa e árdua.
Para a nossa sorte, a Malbec já havia desembarcado na Argentina 10 anos antes da Filoxera acatar a Europa, especificamente no dia 17 de abril de 1853, pelas mãos do agrônomo francês Michel Aimé Pouget. Desde 2001 se comemora no dia 17/04 o Malbec World Day, ou Dia Mundial da Malbec.
A casta Malbec teve uma adaptação incrível no Terroir (solo) argentino, devido as seguintes combinações, altas altitudes, dias quentes e noites frias, isso permite que a variedade se desenvolva de forma saudável! A Argentina é a maior produtora de Malbec do mundo, com cerca de 75% de toda a produção mundial.
Hoje, quando falamos em Malbec não se pensa em outro país senão a Argentina, ocupando mais de 50 mil hectares de vinhedos desde Salta à Patagônia, mas especialmente Mendoza, que concentra mais de 80% da produção de Malbec argentino. A uva Malbec ela tem formato do cônico e cachos de tamanho médio. As bagas são médias e em formatos de esfera. A polpa é macia e de coloração negra com nuances azuladas.
Os principais aromas da uva Malbec, são notas de frutas negras e vermelhas maduras, como ameixa, groselha e amora, notas florais, como de violeta, notas herbáceas e de especiarias, como de anis estrelado.
Também é possível notar na uva Malbec toques de figo, café, tabaco, chocolate e baunilha, couro, principalmente quando ocorre o envelhecimento em carvalho.
A Malbec é uma uva versátil, produzindo vinhos tintos fáceis de beber, feitos para o consumo rápido, até rótulos mais encorpados, robustos, envelhecidos em carvalhos e com ótimo potencial de guarda.
Malbec apresentam coloração profunda e intensa, em nuances que vão do rubi ao violeta.
A harmonização perfeita é com carnes vermelhas, sejam grelhadas ou assadas, paixão dos Campo-grandenses!
Os queijos também harmonizam legal, a sugestão são os queijos, como Parmesão, Gouda, Edam, Gruyère e Emmenthal.
Sobremesa com Malbec? Loucura né, não se prenda, a combinação o vinho Malbec frutado e receitas à base de chocolate amargo ou nozes. O sucesso é garantido!
Malbec rosé é uma ótima opção para entradas, saladas, peixes, frutos do mar, pratos da culinária mediterrânea e oriental, principalmente sushi e sashimi. Abra hoje um Malbec, tim, tim e saúde!
