Colunistas

Atividade física na pós pandemia

Por Thomas Sávio

Que o exercício físico proporciona boa estética e saúde, eu já disse por aqui, e todo mundo deveria saber disso. Vivo para conscientizar sobre essa importância e hoje venho mostrar a vocês como ele ajuda nos casos de depressão, ansiedade e estresse.

Como vem sendo noticiado na mídia, houve um aumento dos casos das referidas doenças, neste período em que vivemos a pandemia da covid- 19. Todos devem conhecer alguém que sofre ou já sofreu de depressão ou viveu a experiência com essa doença que pode ser silenciosa, e ataca jovens, adultos e idosos.

A depressão é um problema de saúde pública, que causa grande sofrimento a centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo. O que trago para ajudá-los neste momento tão triste e chato em que vivemos é uma solução não medicamentosa, com baixos custos, não patenteável e que todo mundo pode usar. Chama-se exercício físico.

A prática de exercícios físicos, seja em academias, ao ar livre ou em casa, é o melhor investimento que alguém pode fazer pelo corpo, sua saúde física e mental. Essa informação é muito importante tanto para as pessoas depressivas quanto para os profissionais da área, já que pouco se fala sobre isso.

Um estudo chamado “Association ofEfficacyofResistanceExercise Training WithDepressiveSymptoms: Meta-analysisand Meta-regressionAnalysisofRandomizedClinicalTrials”, eu sei que você pulou essa parte enquanto estava lendo, publicada no JAMA Psychiatry, demonstra que o exercício físico no caso a musculação, está associada a redução nos escores de depressão. O treinamento de força reduziu significativamente os sintomas depressivos, independente do estado de saúde e volume total do treinamento, ajudando de maneira significativa quem mais precisa ser ajudado neste momento.

Cabe observar neste estudo, que os que tiveram supervisão de um profissional de educação física, foram os mais eficientes, demonstrando que a interação social exerce influência importante na hora do treinamento. A parte boa, é que a prática regular desta atividade tem alguns benefícios embutido no pacote: aumento da massa magra, ganhos de força, diminuição de gordura, melhora na condição cardiorrespiratória, no sistema imunológico dentre outros.

Então! Você, caro leitor!? O que acha de começar hoje a adquirir novos hábitos de vida saudáveis? Melhorar sua saúde no presente e construir um futuro autônomo e com vitalidade? Combater o sedentarismo ao praticar exercícios físicos regulares previne agravos à saúde como, por exemplo: obesidade, colesterol alto, problemas ósseos e musculares.

Lembre sempre de procurar profissionais capacitados e licenciados pelo sistema CONFEF/CREF. Cuidado com quem você permite cuidar de sua saúde.