Colunistas

Como sua adega deve ser

Um vinho deve ficar livre de calor, luz e muito barulho.

Você já deve ter sentido vontade de começar a montar uma adega em sua casa, ainda mais quando fez aniversário e vários amigos lhe presentearam com uma garrafa de vinho. Nesses momentos, sempre surgem as dúvidas de como guardar as bebidas.

Todos sabem que, diferentemente de um uísque, o vinho deve ser guardado na posição horizontal, deitado, para evitar a entrada de ar, que afeta a sua qualidade. Também deve-se girar a garrafa em períodos regulares. Durante o tempo que está guardado, o vinho continua evoluindo, por isso é preciso cuidado. Mas engana-se quem pensa que um vinho é melhor o quanto mais velho ele for. Muitas vezes, ele acaba passando do seu auge.

Você deve levar em consideração três fatores básicos na hora do armazenamento: Temperatura, luz e vibração.

Temperatura. Nada de ficar mudando a garrafa de lugar onde ela vá sofrer com muito frio ou calor. O ideal é que a bebida fique num ambiente onde a média da temperatura é de 15°C.

Vibrações e barulho. O vinho deve permanecer em ambientes calmos, o mais possível de qualquer vibração, pois isso tem grande influência na evolução da bebida.

Luz. A adega deve ser um local escuro, longe da luz solar direta. A luz talvez seja o fator que mais tem o poder de estragar a bebida.

Analise em sua casa qual é o lugar ideal. Tomados esses cuidados, você pode ficar tranquilo, porque vai aproveitar o máximo que a bebida pode oferecer.

Por: Reinaldo Adri
Foto: Unsplash